Valor da taxa de condomínio é calculada com base nos gastos que o condomínio tem mensalmente.
São eles:
DMAE
CEMIG
Manutenções (troca de lâmpadas, manutenção no motor do portão, conserto de portas das áreas comuns entre outras)
Pagamento de prestadores de serviço (administração, limpeza, portaria, zeladoria)
Pagamento do Seguro Obrigatório do Condomínio
Honorários do Síndico
Fundo de reserva (esse valor é uma poupança do condomínio para eventual necessidade)
Podem ser incluidos também na taxa de condomínio, os valores que serão gastos durante o ano com limpeza de caixa d’agua, limpeza da caixa de gordura, dedetização, manutenção dos extintores. Fica a critério do condomínio incluir ou não esses valores na taxa de condomínio, pois existe também a opção da realização de uma chamada extra em forma de rateio quando for realizar esses serviços.
Essa análise é feita com base nos custos dos meses anteriores, em casos dos condomínios já ativos, e no caso dos novos, essa análise é baseada em dados levantados em condomínios semelhantes em tamanho, estrutura, número de serviços, pessoas, entre outros.
É extramemente importante que o condomínio tenha a ajuda de profissionais especializados e que trabalhem de forma minuciosa, pois é com base na previsão orçamentária que é feita a atualização do valor da taxa condominial e caso seja bem feita, pode significar menos despesas e mais qualidade para os moradores ao longo do ano.
A Soberana Administradora possui profissionais especializados nas áreas administrativa, econômica, jurídica, contábil, entre outros.
Por isso, fique tranquilo, conte com o Grupo Soberana!