O síndico é o responsável por administrar o condomínio, por isso, recai sobre ele a responsabilidade de garantir que todas as contas dos condôminos estejam em dia. Dessa forma ele precisa cobrar os moradores inadimplentes, se torna o responsável por todos os funcionários contratados para o condomínio, sejam eles da segurança, portaria ou limpeza.
O Síndico cuida também das áreas de uso comum do condomínio e garantirá o bem-estar de todos os moradores, promovendo melhorias em benefício de todos.
Ser um síndico condominial é uma tarefa bem trabalhosa, pois além de todas as responsabilidades, ele precisa mediar conflitos e ser uma boa figura de liderança. Ele deve estar preparado para enfrentar desafios como conflitos entre moradores e outros problemas que, certamente surgirão durante toda a sua gestão. Às vezes, imprevistos acontecerão.
Caso o síndico não entenda de contabilidade e administração, o ideal é contratar uma administradora de condomínio para que ele possa ter tempo para fazer a gestão de forma mais eficiente, afinal, são muitas obrigações que vão surgindo de todos os lados.