Na semana passada, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) apresentou para representantes de entidades da sociedade civil, um estudo preliminar sobre a instalação de hidrômetros individualizados em condomínios.
A proposta que vem sendo desenvolvida desde o início do ano passado, atende as exigências da Lei Federal 13.312/2016, que entra vigor em julho de 2021 e determina a adoção de hidrômetros individuais em novos edifícios para a medição do consumo por unidade.
A mudança é um importante passo para a redução de gastos condominiais e promove uma cobrança mais justa por morador, já que atualmente a despesa é cobrada em uma única conta e dividida entre a quantidade de apartamentos, independente do consumo, consciente ou não.
O projeto, desenhado a partir de diversos estudos e visitas técnicas, sugere que além dos medidores individuais por habitação, os condomínios mantenham um medidor de uso exclusivo para áreas comuns. Já os empreendimentos com mais de cinco andares terão um sistema de telemetria para que os dados fiquem na entrada do prédio.
Embora a Lei discrimine apenas novos edifícios, condomínios antigos também podem utilizar o serviço individualizado de cobrança, desde que a decisão seja de comum acordo entre os condôminos.
Assim que houverem novas definições sobre o tema, informaremos em nossos canais oficiais de comunicação.