O Grupo Soberana traz no próximo dia 25 de novembro, às 17h, o médico urologista Dr. Adair José Batista, para ministrar uma palestra com o tema “Saúde do homem e os cuidados com o câncer de próstata”. A palestra, aberta para colaboradores das empresas do Grupo Soberana, síndicos, subsíndicos e conselheiros de condomínios atendidos pelo Grupo, marca o encerramento da Campanha Novembro Azul.
“Existe toda uma dificuldade de aproximação em levar um homem ao consultório médico ou diversas brincadeiras com relação ao câncer de próstata, principalmente quando se fala do exame de toque retal. Temos que desmistificar isso. Principalmente porque, quanto mais precoce for a detecção, maior a chance de cura do paciente”, disse o médico urologista.
A campanha Novembro Azul teve início no dia 03 deste mês, no primeiro Rito de Comunhão da empresa em novembro. Na ocasião, o diretor-executivo do Grupo Soberana, Dr. Douglas Davi Pena, ressaltou sobre a importância dos homens se cuidarem. Um vídeo com informações sobre o câncer de próstata também foi apresentado para todos os colaboradores.
“Nós do Grupo Soberana estamos sempre preocupados em desenvolver ações de conscientização com os nossos colaboradores de forma que possamos incentivá-los a cuidar da saúde e se prevenir de doenças como o câncer de mama e de próstata. Nos preocupamos com os nossos colaboradores e nos sentimos na obrigação de fazer a nossa parte”, afirmou a diretora-administrativa do Grupo Soberana, Dra. Mariana Fonseca Ribeiro Davi Pena.
Sobre o Novembro Azul
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, e tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico da doença.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o segundo de maior incidência nos homens, ficando atrás apenas do melanoma – o câncer de pele. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticada e tratada desde o início, a doença tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve iniciar os exames cinco anos antes, e avisar o médico, para que ele indique os exames necessários.