Consumo de água
Na última terça-feira, o consumo de água bateu o recorde histórico em Uberlândia.
Enquanto a recomendação de consumo diário é de 156 litros, foram gastos 266 litros por pessoa na cidade, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).
Essa grave situação impacta diretamente o nível dos reservatórios, que apresentou uma queda inevitável em função das altas temperaturas e falta de chuvas. Além disso, a rede do DMAE perde cerca de 25% da sua água tratada com vazamentos e uso inadequado. Por isso, é fundamental que toda a população faça a sua parte.
Pedimos que todos assumam um compromisso pessoal e coletivo com a utilização da água de forma racional, afinal, não podemos negligenciar nossa fonte de vida e das futuras gerações. Selecionamos 5 práticas que podem ajudar nessa missão:
BANHOS MAIS CURTOS
Tome banhos de, no máximo, 5 minutos. Mantenha o chuveiro desligado enquanto se ensaboa e só ligue durante o enxague. Essa simples prática gera uma redução de 45 litros de água por banho.
TORNEIRA FECHADA
Assim como no caso do banho, mantenha a torneira fechada quando estiver escovando os dentes, lavando o rosto ou se barbeando. Ela só deve ser aberta no ato do enxague. Para se ter uma ideia, 5 minutos de torneira aberta representa 12 litros de água ralo abaixo.
VASO SANITÁRIO NÃO É LIXO
Não use o vaso sanitário como lixeira, descarte de papel higiênico ou cinzeiro. O acionamento de 6 segundos de um sanitário com válvula gasta cerca de 14 litros de água! Quando a válvula está defeituosa, esse número chega até 30 litros.
HORA DE LAVAR ROUPA
Toda vez que é ligada, uma máquina de lavar com capacidade de 5kg, gasta cerca de 135 litros de água, independente da quantidade de roupas. Por isso, só utilize a máquina cheia e no máximo, 2 vezes por semana.
LAVANDO LOUÇAS
Uma torneira aberta durante 15 minutos, gasta em média 117 litros de água. Já imaginou o tamanho do desperdício na hora de lavar louças? O procedimento certo é ensaboar todos os utensílios com a torneira fechada e somente acioná-la para enxaguar.